Estudo sobre comportamentos sexuais e contextos de vulnerabilidade para o HIV entre mulheres.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Set/2001
Número do Projeto: 
214/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Naila Janilde Seabra Santos

Instituição

Instituição: 
CRT/AIDS – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Parcerias institucionais: 
Instituto da Saúde da SES-SP (Wilza Vilella).
Período de Vigência: 
2003 – 2004
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este projeto pretende conhecer o comportamento sexual das mulheres, buscando informações sobre a sua vulnerabilidade no campo do comportamento, da parceria, das relações de gênero e do acesso aos serviços e insumos de saúde. Para sua realização será utilizado um estudo quanti-qualitativo com mulheres HIV+ atendidas em SAE e HIV negativas das cinco regiões brasileiras. O total da amostra será de 4.645, sendo 2.175 mulheres HIV positivas e 2.470 mulheres atendidas em serviços de Saúde da Mulher. Essas mulheres serão convidadas a preencher um questionário anônimo e estruturado. Para aprofundar essas questões, entre as mulheres HIV positivas, serão aplicadas entrevistas, em uma subamostra do universo das 2.175 mulheres, e realizados grupos focais.

Objetivos

Conhecer o perfil das mulheres HIV positivas e as situações de vulnerabilidade feminina para o HIV no campo do comportamento sexual, das parcerias e do acesso aos serviços; Estudar as características sociodemográficas e comportamentais das mulheres HIV+ em serviços de referência para o atendimento de HIV/aids e das mulheres atendidas nos serviços de Saúde da Mulher.

Materiais e Método

Estudo quali-quantitavivo realizado em serviços de referência para o atendimento de HIV/aids e em serviços de Saúde da Mulher, nas 5 regiões do Brasil. Serão utilizados dois questionários estruturados, um para cada grupo estudado, que serão auto-aplicáveis, contendo questões sobre características sociodemográficas, história sexual pregressa e atual, além de questões sobre assistência e tratamento. Para as mulheres HIV positivas será investigada a história da infecção e do diagnóstico do HIV e sobre as mudanças na vida sexual depois desse diagnóstico. As pessoas analfabetas serão incluídas apenas no estudo qualitativo. Após o cálculo das amostras, chegou-se a um total de 2.175 mulheres para as soropositivas e 2.470 para as mulheres atendidas nos serviços de Saúde da Mulher, considerando-se a possibilidade de perdas. As entrevistas em profundidade serão aplicadas em 50 mulheres soropositivas, sendo 10 mulheres por macrorregião. Tais entrevistas serão gravadas e transcritas na íntegra para posterior análise de conteúdo. Serão, ainda, realizados 10 grupos focais.

Resultados - Parciais ou Finais

Pelo que se expôs, ainda não há dados disponíveis.
Palavras-Chave: 
Mulheres HIV+. HIV. Vulnerabilidade. História sexual. Prevenção. Cuidados de saúde. Aids.