Curso avançado do manejo clínico de HIV/aids e co-infecções.

Edital/Chamamento: 
Eventos
Número do Projeto: 
211/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
José Luiz de Andrade Neto

Instituição

Instituição: 
Associação Educacional Educar.
Parcerias institucionais: 
PN-DST/AIDS; Coordenação Estadual de DST/Aids de Santa Catarina; International AIDS Society-IAS; UNESCO.
Período de Vigência: 
2004 - 2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A aids foi, no triênio final da década passada, o maior exterminador de adultos jovens do mundo ocidental, superando todas as principais causas de morte reunidas: câncer, moléstias do coração e respiratórias e acidentes de tráfego. Para o Ministério da Saúde, o número de soropositivos até hoje identificados no Brasil é de 215 mil, em 3.702 municípios. Desse total, 95% são adultos jovens e 5% de crianças abaixo de 13 anos. Cerca de 130 mil estão em uso do coquetel (anti-retovirais) e 85 mil não usam o remédio. A taxa de resistência ao medicamento é menor no Brasil chegando a 6,6%, pequena em comparação a países como EUA, Espanha com até 26 % e Argentina, França, Reino Unido com 10 a 17%. Isto pode ser encarado como um fator de bom prognóstico uma vez que é decorrência do Brasil ter a maior taxa de adesão aos medicamentos, chegando a 75% em algumas capitais. Esse perfil epidemiológico demonstra a necessidade de cada vez mais possuirmos profissionais devidamente qualificados para o atendimento destes pacientes uma vez que se sabe a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento competente, justificando assim a realização de atualizações periódicas destes profissionais. Baseado nessa necessidade de se ter profissionais bem treinados, as instituições devem oferecer condições aos profissionais de atualização e aperfeiçoamento, através de treinamentos. A realização de cursos de capacitação tornou-se imprescindível a fim de qualificar e sensibilizar médicos dos serviços de referência para o mane-jo do HIV/aids e coinfecções.

Objetivos

Atualizar e qualificar médicos no controle e manejo do HIV/aids e coinfecções.

Materiais e Método

Reunião com consultores especialistas para elaboração de um conteúdo adequado para cada curso. Seleção de monitores para auxiliarem no monitoramento das discussões dos grupos. Seleção dos participantes através de inscrições prévias observando pré­requisitos definidos. Realização do curso com carga horária de 24 horas, aplicando metodologia de problematização, discussões em grupos e atividades interativas que incluem aplicação de pré­teste e pós-teste.

Resultados - Parciais ou Finais

120 médicos participaram do curso; Pré­teste: 79% acertos; Pós-teste: 98% acertos; 96% consideraram a metodologia utilizada excelente; 94% consideraram ter suas expectativas atendidas no curso; 92% consideraram que o curso atendeu o objetivo.
Palavras-Chave: 
Capacitação. Médicos. HIV. Aids.