Desenvolvimento de indicadores para avaliação do Programa Nacional de DST e AIDS.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
205/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Célia Landmann Szwarcwald

Instituição

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Informação Científica e Tecnológica; Departamento de Informação em Saúde.
Parcerias institucionais: 
PN-DST/AIDS do Ministério da Saúde; Centers for Disease Control and Prevention, Global Aids Program, Brazil (CDC/GAP/Brazil).
Período de Vigência: 
Setembro a dezembro de 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A partir da adaptação de um arcabouço teórico de avaliação de sistemas de saúde, que tem como eixo principal o princípio da equidade, formulado, conceitualmente, por um grupo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz para avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro, este projeto desenvolveu uma estratégia de definição de indicadores para avaliar a qualidade das ações programáticas desenvolvidas pelo PN-DST/AIDS, baseada na identificação dos objetivos e metas que o norteiam.

Objetivos

Construir um conjunto de indicadores para avaliar a qualidade das ações programáticas desenvolvidas pelo PN-DST/AIDS, com base na identificação dos objetivos e metas que o norteiam.

Materiais e Método

Após a formulação de um elenco mínimo de indicadores que possibilitem avaliar o Programa, será constituído um sistema de monitoramento, no qual, de acordo com a disponibilidade de informações, os indicadores serão acompanhados no tempo, no espaço geográfico e quanto à equidade, permitindo estabelecer comparações e metas para o Programa.

Resultados - Parciais ou Finais

Sistema estabelecido e em funcionamento: www.aids.gov.br/monitoraids. Disponível em português, inglês e espanhol.
Palavras-Chave: 
Monitoramento. Avaliação. Indicadores.

Divulgação e/ou Publicações

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância de Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Centers for Diseases Control and Prevention. MonitorAIDS: Sistema de Monitoramento de Indicadores do Programa Nacional de DST e Aids (Versão 2.0). Brasília: Ministério da Saúde, 2005. [Publicado em português (duas edições) e inglês (uma edição)].

SZWARCVALD, C.L. MONITORAIDS: a Useful Tool for Monitoring and Evaluating the Brazilian AIDS Program. Session: Constructing the Basis for the Brazilian AIDS Program Evaluation: Integrating Effforts for Building Local Capacity and Monitoring Information. In: 2005 JOINT CANADIAN EVALUATION SOCIETY/AMERICAN EVALUATION SOCIETY CONFERENCE: CROSSING BORDERS, CROSSING BOUNDARIES, 2005, Toronto.