Avaliação do impacto do HAART (terapia anti-retroviral altamente eficaz) no controle da tuberculose em Unidades de Saúde de Referência, na Região Sudeste do Brasil.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Set/2001
Número do Projeto: 
202/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Afranio Lineu Kristki

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica, Instituto de Doenças do Tórax – IDT, Programa Acadêmico de Tuberculose.
Parcerias institucionais: 
Instituto de Pesquisa Evandro Chagas – Fiocruz; Instituto Emílio Ribas; Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Período de Vigência: 
2003 - 2006
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Com o uso do tratamento anti-retroviral de elevada eficácia (HAART) observou-se uma queda na mortalidade global associada ao HIV e queda na incidência e prevalência das infecções oportunistas, como a tuberculose (TB). No Brasil, após a adoção do HAART, a TB tornou-se umas das maiores causas de mortalidade entre indivíduos infectados pelo HIV. A presença do HIV pode ocorrer em 4% a 35% dos pacientes com TB. A maioria dos estudos realizados em coortes de indivíduos infectados pelo HIV avaliou o impacto do HAART na incidência de TB. Entretanto, são escassos os dados acerca da eficácia e a efetividade dos esquemas anti-retrovirais associados ao tratamento anti-TB no controle de ambas as endemias. A realização de tais estudos poderá trazer informações importantes sobre a melhor abordagem clínica e laboratorial da co-infecção na Rede de Saúde.

Objetivos

Entre os pacientes infectados pelo HIV atendidos em Unidades de Referência para Aids no Rio de Janeiro em São Paulo, avaliar a incidência, a freqüência das formas clínicas, a taxa de aderência ao tratamento, a evolução clínica/laboratorial, a morbi/letalidade de TB ativa, taxas de recidiva, as indicações/aderência do tratamento da TB latente com o uso de HAART, seus efeitos adversos e impacto na co-infecção.

Materiais e Método

Estudo do tipo coorte histórica. O Período de análise retrospectiva de dados foi de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro 2001. Compõem a população do estudo todos os pacientes diagnosticados como portadores da infecção pelo HIV e/ou com aids, atendidos em quatro unidades de saúde de referência. A análise do impacto do HAART na incidência e forma de apresentação da TB ativa será realizada por meio do banco dados dos casos de infecção pelo HIV e/ou aids diagnosticados, sendo identificados os indivíduos a serem investigados no banco de dados de notificação de TB, base de dados Sinan. Os pacientes serão divididos em três grupos: Grupo 1, de pacientes HIV soropositivos com uso de HAART e esquema anti-TB com rifampicina; Grupo 2, de pacientes HIV soropositivos sem uso de HAART mas com esquema anti-TB com rifampicina; Grupo 3, de pacientes HIV soropositivos com uso de HAART contendo um ou dois anti-retrovirais mas com esquema anti-TB com rifampicina. Após a revisão dos prontuários, quando não existirem informações durante os seis a nove meses do tratamento da TB (abandono do tratamento), os pacientes e/ou familiares serão contatados para se obter dados mais fidedignos sobre o resultado final do tratamento anti-TB entre pacientes co-infectados por TB/HIV, usando ou não HAART.

Resultados - Parciais ou Finais

Em um Centro de Referência do Rio de Janeiro, prontuários médicos foram analisados sob os aspectos clínicos, laboratoriais e radiográficos em pacientes com TB e infecção pelo HIV entre 1995 e 2000. Modelos de regressão Kaplan Meier e Cox foram utilizados para estimar a sobrevida a curto prazo e fatores de risco associados a sobrevida a longo prazo. Houve um decréscimo de 50% de casos incidentes de TB após 1999. No Período de estudo, TB ocorreu com maior freqüência entre aqueles com fase aids menos avançada (p=0,006). Quando o HAART foi usado após o diagnóstico de TB, as taxas de cura aumentaram de 51,9% para 71,6% (p
Palavras-Chave: 
Pacientes com TB e HIV atendidos em Centros de Referência na Região Sudeste.

Divulgação e/ou Publicações

LACERDA, A.P.M. et al. Impact of highly active anti-retroviral therapy (HAART) on the clinical course of Tuberculosis in Human Immunodeficiency Virus infected patients in a university hospital in Rio de Janeiro, Brazil. Eur Respir J, n.22, suppl.45, p.158S, 2003. Abstract P1026.

__. Prolonged Survival of Tuberculosis Patients Coinfected with the HIV after Highly Active Anti-Retroviral Therapy (HAART) Implementation in a Reference Hospital in Rio de Janeiro, Brazil. Submetido ao Int J Tuberc Lung Dis, 2005.

__. Survival analysis of tuberculosis patients coinfected with human immunodeficiency virus and the impact of HAART implementation at a University in Rio de Janeiro, Brazil. International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v.7, n.11, p.S53, 2004. Abstract PC 612-677.