Desenvolvimento de instrumento para auto-avaliação da qualidade da organização da assistência ambulatorial do Programa Brasileiro de DST/aids.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
201/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Maria Inês Batistella Nemes

Instituição

Instituição: 
Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva.
Período de Vigência: 
2004 - 2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Em 2002, a equipe Qualiaids do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP realizou uma avaliação de 322 serviços em 7 estados brasileiros eleitos pelo PN-DST/AIDS. Essa pesquisa produziu um instrumento de avaliação – questionário Qualiaids – e um modelo de análise com potencial de aplicação periódica, capaz, portanto, de gerar indicadores para monitoramento. O questionário original Qualiaids e o modelo de classificação dos níveis de qualidade foram revistos e adaptados para a elaboração de uma versão eletrônica do questionário. Também foram incluídas recomendações para a organização dos vários componentes da assistência ambulatorial, baseados nos indicadores de qualidade utilizados na pesquisa, sob a forma de hyperlinks.

Objetivos

Elaborar sistema de monitoramento da organização da assistência ambulatorial do PN-DST/AIDS; Adaptar o questionário e o modelo de análise da pesquisa Qualiaids; Elaborar instruções de melhor prática para a organização da assistência ambulatorial; Criar software para uso “online” do sistema.

Materiais e Método

O desenvolvimento desse instrumento online baseou-se nas seguintes etapas: revisão do questionário Qualiaids; revisão do modelo de análise; elaboração das recomendações (hyperlinks); elaboração e teste do software; e, teste de aplicabilidade.

Resultados - Parciais ou Finais

O aplicativo já pode ser acessado através do seguinte Endereço eletrônico: www.netsim.fm.usp.br/qa.
Palavras-Chave: 
Avaliação da qualidade dos cuidados à saúde. Monitoramento da qualidade em saúde.

Divulgação e/ou Publicações

NEMES, M.I.B. et al. Monitoramento da Qualidade da Organização da Assistência Ambulatorial do Programa Brasileiro de DST/Aids. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST, CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO EM DST E AIDS, CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS, 5./5./1., 2004, Recife.

SISTEMA Qualiaids. Disponível em: www.netsim.fm.usp.br/qa. Acesso em: 07 abr. 2006.