Preparação para Testes com Vacinas e microbicidas em Curitiba: Infra-estrutura e caracterização preliminar.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
197/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Mariana Thomaz

Instituição

Instituição: 
Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba; Coordenação de DST e HIV/aids.
Parcerias institucionais: 
Centro Paranaense da Cidadania - CEPAC.
Período de Vigência: 
2005 – 2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Trata-se de uma pesquisa que visa obter um perfil da epidemia da aids em Curitiba, a partir de três fontes de informação. A aplicação de questionário sociocomportamental e testagem anti-HIV em pessoas soronegativas de risco acrescido para a infecção pelo HIV, com retorno e repetição deste processo a cada seis meses, visando também a eventual caracterização do vírus em casos de infecção recente, bem como o perfil dos fatores sociocomportamentais que estão levando à infecção. A análise molecular de amostras de sangue coletadas de pessoas que entram na pesquisa já soropositivas, com acompanhamento clínico e registro da evolução do caso. E, o estudo retrospectivo aleatório de prontuários de pacientes HIV positivos, também com o intuito de obter o perfil de eventuais fatores de risco para a infecção e da evolução dos casos.

Objetivos

O projeto tem como objetivo geral caracterizar aspectos da aids em Curitiba, com identificação das características socio-comportamentais e características moleculares de isolados de vírus circulantes nessa população.

Materiais e Método

A pesquisa se divide em vários elementos, sendo que o principal é a aplicação de questionário sociocomportamental de avaliação de risco para infecção do HIV junto a usuários do CTA, mediante Termo de Consentimento Esclarecido. Embora o CTA atenda a qualquer pessoa, independentemente de seu município de residência, a pesquisa se restringe a usuários moradores do município de Curitiba em virtude dos serviços laboratoriais e de acompanhamento clínico de pessoas soropositivas se darem de forma municipalizada. É coletada amostra de sangue quando da aplicação do questionário, a qual é analisada no Laboratório Municipal de Curitiba e o resultado é entregue no CTA. É feita uma análise dos fatores de risco para infecção relatados nos questionários e aqueles que apresentam maior risco são convidados a permanecer na pesquisa, devendo retornar para nova aplicação do questionário e testagem a cada seis meses. As respostas aos questionários são lançadas em banco de dados específico. As pessoas diagnosticadas como reagentes passam a ter acompanhamento médico cuja freqüência é determinada pelo estado clínico do paciente. Neste caso, no confirmatório, é coletado plasma para possibilitar a análise molecular do vírus. A ficha clínica do paciente também é lançada em banco de dados específico, visando registrar a evolução do caso. Um terceiro elemento da pesquisa é o levantamento aleatório dos prontuários de pacientes do ambulatório do CTA e de mais uma Unidade de Saúde de Referência em HIV/aids, visando obter um estudo retrospectivo da evolução destes casos, como parte da caracterização da epidemia em Curitiba.

Resultados - Parciais ou Finais

Até 25/8/05, 501 voluntários foram entrevistados (do total de 2.983 testados no CTA - 16,8%). Destes, 161 (32%) foram agendados para seguimento sociocomportamental (setembro em diante). O “N” desejado = 200. Até 26/8/05, 20 pessoas entraram na pesquisa já HIV+ e 17 destes estão em seguimento clínico. Apenas 2 referem-se à infecção recente (1 ano). Com relação à caracterização do HIV dessas pessoas, 14 amostras já foram avaliadas, sendo todas de pessoas do sexo masculino(33% homossexual, 33% bissexual, 34% heterossexual). Do total, 12 foram seqüenciadas. Apenas uma apresentou mutação que confere resistência aos anti-retrovirais, a maioria apresentou apenas polimorfismos que são comuns nos vírus que circulam no país.
Palavras-Chave: 
Testes com vacinas e microbicidas. Caracterização preliminar. Infraestrutura.

Divulgação e/ou Publicações

THOMAZ, M. Preparação para Testes com Vacinas e Microbicidas em Curitiba. In: JORNADA NACIONAL DE VACINAS ANTI-HIV/AIDS, 5., 2005, Curitiba.