Programa de Marketing do Preservativo Social no Brasil.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
163/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Dario de Oliveira Lima Filho, Ernesto Coutinho Puccini, Orlando Cattini Junior

Instituição

Instituição: 
FCR – Fundação Cândido Rondon.
Parcerias institucionais: 
Escola de Administração de Empresas de São Paulo; Fundação Getúlio Vargas.
Período de Vigência: 
2003 - 2004
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Assessoria e serviços de consultoria para a análise, diagnóstico e apoio tempestivo às ações e atividades do PN-DST/AIDS, referentes ao Programa de Marketing Social do Preservativo no Brasil, incluindo a determinação das providências e ações necessárias para adequação da operação da cadeia de distribuição do preservativo com análise de segmentação dos grupos de usuários, visando adequar as ações e atividades aos seus padrões de comportamento e utilização.

Objetivos

Determinação das providências e ações necessárias para duplicar o uso do preservativo no Brasil (para cerca de 1 bilhão de unidades/ano) como forma de prevenção de DST/aids.

Materiais e Método

Os trabalhos de consultoria foram realizados por professores consultores e consultores associados pela Fundação Cândido Rondon (FCR). Foram alocados, também, consultores associados e assistentes alunos de Pós-Graduação, principalmente no que se refere ao apoio em Brasília.

Resultados - Parciais ou Finais

Identificação de gargalos de distribuição; identificação de segmentos de usuários e das estratégias mais adequadas de propaganda e estímulo ao uso; concepção de cadeia de distribuição alternativa (marketing social).
Palavras-Chave: 
Preservativo. Marketing social. Cadeia de distribuição. Cadeia de abastecimento.

Divulgação e/ou Publicações

CATTINI JR., O. Dados sobre a pesquisa PN/FGV sobre preservativos no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO EM DST/AIDS, CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST, CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS, 5./5./1., 2004, Recife.