Estudo de equivalência na determinação da carga viral do HIV-1 utilizando diferentes metodologias.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
156/2005

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Maria Inês de Moura Campos Pardini

Instituição

Instituição: 
Famespn – Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2005 – 2006
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A carga viral plasmática reflete a dinâmica da infecção pelo HIV-1, uma vez que quantifica as partículas virais que estão sendo produzidas e lançadas na circulação. Atualmente, registradas no Brasil, existem três metodologias disponíveis para a realização do exame de carga viral: RT – PCR (Amplicor HIV-1 MonitorTM – Roche Diagnostic Systems); NASBA (NuclisensTM HIV-1 QT BioMerrieux); Branched – DNA – Quantiplex – Bayer). Hoje existe nova tecnologia capaz de quantificar os resultados gerados em uma reação de PCR: o Real Time PCR uma alternativa para a determinação da carga viral, mas que ainda necessita de um estudo comparativo no que se refere à sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade. O presente estudo busca verificar a equivalência das metodologias utilizadas em nível nacional, incluindo aqui a tecnologia do PCR em Tempo Real.

Materiais e Método

PCR/Amplicor (Roche) – Nasba/Nuclisens (Bio Merrieux) – bDNA Quantiplex (Bayer) e PCR em Tempo Real – (fornecedor a definir). A fim de comparar os resultados obtidos utilizando PCR em tempo real com as três metodologias disponíveis no mercado nacional, serão realizadas análises estatísticas para comparação quantitativa (Análise de Medidas Repetidas) e qualitativa utilizando categorização da carga viral (Teste de Concordância). Plano de coleta dos dados: Coleta de sangue periférico de paciente assintomáticos e sintomáticos do Serviço Público de Saúde (SUS) obtidos no setor de coleta de cada uma das DIRs envolvidas no estudo. Tal coleta será realizada por profissional capacitado, funcionário do próprio setor. As amostras coletadas serão transportadas adequadamente, segundo as normas de biossegurança, até o Hemocentro de Botucatu, onde serão processadas pelos profissionais que já fazem parte dos Recursos Humanos do referido Hemocentro. O banco de dados ficará com o PN-DST/AIDS, que divulgará o estudo quando considerar oportuno.

Resultados - Parciais ou Finais

A coleta de amostras de 500 pacientes da Região já foi realizada. As 3 tecnologias disponíveis no mercado já foram testadas simultaneamente e aguarda-se definição da metodologia de PCR em Tempo Real para conclusão do trabalho.
Palavras-Chave: 
HIV. Carga viral plasmática. Quantificação de carga viral. PCR em tempo real. Comparação de tecnologias.