Implementação da infraestrutura no laboratório da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS para suporte às iniciativas de preparação de sítios clínicos para estudos de vacinas HIV/aids.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
145/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Luciene Cardoso Scherer

Instituição

Instituição: 
Ceargs – Centro de Estudos de Aids/DST do Rio Grande do Sul.
Parcerias institucionais: 
Instituto Adolfo Lutz; UFRGS; FEPPS/Lacen/RS; FEPPS/CDCT/RS; UCS; Universidade de Caxias do Sul.
Período de Vigência: 
Agosto a dezembro de 2004
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

O projeto visou à implantação no laboratório Central do município de Porto Alegre da infraestrutura necessária para a coleta de amostras de sangue e a criopreservação de células infectadas por HIV de pacientes atendidos no serviço de referência em DST/aids deste município. As amostras serão criopreservadas e enviadas para serem analisadas em estudos de eficácia de produtos vacinais e estudos de caracterização molecular do HIV nesta região. A implantação de um sítio primário de coleta e recrutamento de voluntários permitiu a colaboração em projetos de caracterização do HIV, bem como em projetos que visassem a avaliação de produtos vacinais ou microbicidas contra o HIV. A estruturação deste laboratório possibilitou parcerias com diversas instituições públicas de pesquisa, tais como o Instituto Adolfo Lutz (SP) e Fiocruz (RJ), que já possuem a infraestrutura necessária para a caracterização molecular do HIV e para os testes de eficácia de produtos vacinais. A avaliação da patogenicidade dos diferentes subtipos do HIV 1 (B,C e B/C), bem como o seguimento destes pacientes implica na preparação deste sítio com equipamentos necessários aos procedimentos de coleta e criopreservação de amostras, com a finalidade de um maior entendimento da epidemia.

Objetivos

Implementar a infraestrutura necessária para coleta e criopreservação de amostras de pacientes recrutados para estudos de eficácia de produtos vacinais e em estudos de caracterização molecular; Implantar a infraestrutura necessária para a coleta de amostras e criopreservação de células infectadas visando o suporte a ensaios clínicos de vacinas e ensaios de caracterização molecular; Capacitar e qualificar profissionais de saúde nesta área da saúde pública; Cooperar com outros núcleos de pesquisa do país com o objetivo de desenvolvimento institucional; Monitorar a variabilidade do HIV em populações com evidência de infecção recente, e/ou outras populações de interesse epidemiológico; Correlacionar a diversidade viral à doença.

Materiais e Método

Os voluntários formam recrutados em um Centro de Referência para DST/aids, de acordo com os critérios de inclusão propostos nos estudos provenientes de cada instituição parceira que utilizou o sítio primário implementado e foram solicitados a assinarem consentimento esclarecido. Os dados clínicos dos pacientes, bem como os dados laboratoriais, foram coletados de forma padronizada e informatizada a fim de possibilitar o acesso de dados em qualquer momento pelos pesquisadores envolvidos no projeto. De acordo com os critérios de inclusão, propostos nos estudos provenientes de cada instituição parceira, os pacientes foram recrutados no ambulatório de DST/aids, por meio de clínicos treinados. Estes foram responsáveis pela eleição dos pacientes que participaram do estudo, pelo preenchimento das fichas clínicas e encaminhamento dos pacientes aos auxiliares de pesquisa.Os auxiliares de pesquisa, supervisionados por um técnico clínico, apresentaram o termo de consentimento aos pacientes, que era assinado neste momento e os pacientes encaminhados ao laboratório. Todos os prontuários do ambulatório de DST/aids foram cadastrados em EPIINFO, através de formulário padronizado; os dados clínicos e laboratoriais foram disponibilizados para análise estatística. Os auxiliares de pesquisa cadastraram os prontuários dos pacientes. No laboratório, os seguintes procedimentos foram realizados: recepção dos pacientes; coleta das amostras de sangue em tubos apropriados; identificação do projeto e das amostras; separação de soro e/ou plasma; separação de alíquotas; armazenamento das amostras em freezer – 70 °C; procedimentos de criopreservação, congelamento e descongelamento de células infectadas (de acordo com protocolos utilizados no Laboratório Avançado de Saúde Pública (Lasp)/CPqGM/ Fiocruz/Bahia e treinamento realizado pelo PN-DST/AIDS; envio das amostras às instituições de pesquisa envolvidas na análise dos dados. Uma vez que o sítio primário foi implantado com a infraestrutura adequada para a aplicação de projetos inter-institucionais, a coleta de amostras de diversos projetos na área de DST/aids pôde ser iniciada em março de 2004. Foi utilizado o proposto por cada estudo, o sítio primário de coleta de amostras em sua versão final, após aprovação pelo Comitê de Bioética das instituições participantes. Estes processos e fluxos foram gerenciados pelo coordenador do projeto.

Resultados - Parciais ou Finais

Foram realizados reuniões com os profissionais: coordenação, assistência de pesquisa e auxiliares, para informar sobre a reforma das áreas, caracterização das salas específicas onde são realizadas as entrevistas dos pacientes, as coletas e separações de material clínico, compra de materiais permanentes, contratação de profissionais capacidados e processamento das amostras. Os orçamentos referentes às reformas das salas foram realizados em três empresas com experiência na área laboratorial. Estes orçamentos foram sempre baseados nas normas de biossegurança (Lei nº 9.974/1995). A infraestrutura visa à biossegurança e a correta conservação de amostras, necessárias a estudos de caracterização molecular do HIV, estudos de eficácia de vacinas, desenvolvimento de metodologias laboratoriais que possam contribuir no entendimento molecular do vírus, além de capacitar e qualificar profissionais de saúde nesta área da saúde pública. Portanto, a implementação da infraestrutura e a organização da pesquisa nesta unidade foram fundamentais para permitir o acompanhamento da evolução dos infectados em diversos estudos. A partir da análise dos dados foi possível o fortalecimento interinstitucional e um maior entendimento da epidemiologia, patogênese e história natural do HIV.
Palavras-Chave: 

Divulgação e/ou Publicações

Elaboração de relatórios integrando as informações sociocomportamentais com informação biomolecular inicial e preparação de banco para análise de dados.

Elaboração de Boletins e artigos para disponibilizar para a Comunidade Cientifica, gerando dados de aplicação epidemiológica, clínica e molecular.