Universidaids: uma estratégia de capacitação em HIV/aids para as Equipes de Saúde da Família (ESF) do Rio Grande do Norte – 2001, 2002 e 2003.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
119/2001

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc).
Parcerias institucionais: 
Ministério da Saúde; Secretaria de Saúde Pública do RN; Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN; Secretaria Municipal de Saúde de Natal-RN; Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró­-RN; e, Comissão Estadual da Aids do RN.
Período de Vigência: 
2001 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A epidemia da aids no Rio Grande do Norte segue as tendências nacionais de feminilização, juvenilização, heterossexualização, interiorização e pauperização, compreendendo um relevante problema de saúde pública. Durante três anos consecutivos, este projeto compreendeu uma estratégia de parceria e integração entre as instituições de ensino e serviço do SUS/RN, com ênfase nas áreas temáticas de DST/aids e Saúde da Família. Teve como objetivo capacitar as PSF para a implementação de ações, tendo como referência o protocolo do Ministério da Saúde sobre “Competências e habilidades das equipes do PSF nas ações de HIV/aids”. Um dos aspectos centrais nesta pesquisa foi a necessidade de implementar estas atividades de capacitação e educação permanente visando prepará­las para uma adequada abordagem em face das DST/aids no contexto familiar e comunitário, no âmbito da atenção básica.

Objetivos

Capacitar no período de março a novembro de 2001, através de oito cursos, 200 profissionais de saúde nas ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento das DST/aids, na perspectiva de contribuir com a melhora da qualidade da atenção; Capacitar, através de 6 cursos a serem realizados no período de maio a outubro de 2002, 150 profissionais de saúde dos Programas de Interiorização do Trabalho em Saúde (Pits) e Saúde da Família vinculados às Regionais de Saúde Pública (6) do Rio Grande do Norte, nas ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento das DST/aids, na perspectiva de contribuir com a qualidade e humanização da atenção; Capacitar, no período de fevereiro a junho de 2003, 150 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos) dos Programas de Interiorização do Trabalho em Saúde (Pits) e Saúde da Família vinculados aos municípios de maior concentração de casos de aids nas ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento em HIV/aids, na perspectiva de contribuir com a qualidade e humanização da atenção; Desenvolver oficinas de planejamento e avaliação das atividades envolvendo instituições, instrutores e coordenadores de programas DST/aids e Saúde da Família/Pits no período de 2001 a 2003; Adquirir materiais e equipamentos audiovisuais e de informática para o melhor desempenho das atividades no período de 2001 a 2003; Contribuir para a interação academia - serviço e integração das ações referentes ao cuidado do portador de HIV/aids no período de 2001 a 2003; Elaborar e divulgar documento técnico das experiências de capacitação desenvolvidas no período de 2001 a 2003.

Materiais e Método

A metodologia adotada foi participativa baseada na aprendizagem significativa, oportunizando reflexões e discussões sobre os problemas reais vivenciados pelos alunos, facilitando sua aprendizagem por meio de dinâmicas participativas e vivenciais. Foram realizadas oficinas de trabalho com as instituições e atores envolvidos buscando a construção da proposta pedagógica e constituição de um grupo interinstitucional para seu desenvolvimento e acompanhamento. Os temas prioritários para as capacitações foram o processo saúde - doença, aspectos clínicos epidemiológicos e sociais da aids, sexualidade, aconselhamento, gênero, abordagem familiar, ética, e direitos do portador de HIV. Foram utilizadas várias técnicas de ensino, tais como: exposição oral, dramatização, estudo de caso, trabalho em grupo, exibição e discussão de vídeo, discussões coletivas, oficina do portador em HIV e outras técnicas. Possibilitou a reflexão sobre a vivência prática do profissional nestes municípios, na perspectiva de construir uma abordagem humanizada frente às situações de DST/aids, com elaboração de agenda de atividades, baseada na realidade inicial apresentada (problematização) e a reali-dade que se pretendeu alcançar (mudanças pactuadas). A estratégia da saúde da família foi definida como prioridade, cujos conteúdos resgataram o enfoque da interdisciplinaridade do tema aids.

Resultados - Parciais ou Finais

Os objetivos traçados foram alcançados relacionados ao desenvolvimento de, no primeiro ano, oito cursos de capacitação para 182 profissionais das unidades de saúde da família e 18 dos hospitais de referência hospitalar em aids, totalizando 200 profissionais. No segundo ano, seis cursos de capacitação para 150 profissionais e, no terceiro ano, cinco cursos de capacitação para 150 profissionais, totalizando 19 processos de capacitação e 500 profissionais capacitados. Os cursos versaram sobre a reorganização das práticas do cuidado integral, com inserção dos conteúdos na agenda da ESF; estudos e pesquisas em DST/aids; e criação de espaços e mecanismos de qualificação interinstitucional, integrando academia - serviço e áreas de saúde da família e aids; implementação das ações em HIV/aids nos serviços de saúde, no interior do estado e na capital. Os atores envolvidos avaliaram que o espaço de discussão constituído pelo Projeto promoveu avanços tanto no conhecimento da situação da epidemia quanto na reorganização das práticas do cuidado integral.
Palavras-Chave: 
Aids. Saúde da família. Educação permanente.

Divulgação e/ou Publicações

ROCHA, N.S.P., RODRIGUES, M.P. Projeto Universidaids – Uma proposta de Capacitação em HIV/aids para os Profissionais da Estratégia Saúde da Família do Rio Grande do Norte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA - ABRASCO, 7., 2003, Brasília.