Preparação de sítios para testes com microbicidas ou produtos vacinais contra HIV/aids: Avaliação da evolução da patogênese viral através do seguimento de população infectada pelo HIV. Fase II.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
110/2005

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Rosalie Kupka Knoll

Instituição

Instituição: 
MCJ – Movimento Cidadania e Juventude.
Parcerias institucionais: 
PN-DST/AIDS do Ministério da Saúde; Programa Estadual DST/Aids; e, outros sítios no Brasil (Porto Alegre, São José, Riberão Preto, Curitiba, São Paulo).
Período de Vigência: 
2004-2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

O projeto se propõe a preparar unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da região para participar de testes de eficácia com produtos vacinais ou microbicidas contra a aids. Serão recrutados 200 indivíduos da população que apresentem testes sorológicos positivos para HIV em serviços públicos. Os voluntários que concordarem em participar, após consentimento esclarecido, terão segmento clínico que envolverá investigação por meio de questionários, avaliações clínica e laboratorial, para que se possa avaliar o comportamento imunológico destes pacientes. A avaliação da eficácia patogênica e o segmento destes voluntários implicam na preparação da rede de suporte.

Objetivos

Testar a hipótese de que existe um impacto imunológico, definido aqui como o percentual de queda anual do número de linfócitos T CD4+ durante a infecção, distinta entre indivíduos infectados por variantes HIV-1 C com relação a indivíduos infectados com variantes HIV-1 B.

Materiais e Método

Estudo observacional clínico laboratorial com voluntários que consintam nesse seguimento por consentimento esclarecido. Inicialmente, serão recrutados 200 pacientes consecutivos. Os pacientes serão avaliados por meio de questionário clínico e comportamental na entrada do estudo e realização de segmento clínico por um período de 2 anos. A cada 4 meses o paciente deverá voltar à Unidade para consulta e realização de novos exames (a critério clínico poderá retornar antes deste período). Os exames de Carga Viral e CD4/CD8 são realizados no laboratório municipal de Itajaí. Quando necessário instituir tratamento, este será de acordo com o Consenso Brasileiro.

Resultados - Parciais ou Finais

Nossos resultados ainda são preliminares, pois anteriormente decidimos captar para a pesquisa apenas pacientes recém diagnosticados. Sendo assim, o número de pacientes não poderia ser grande. Reavaliamos e decidimos captar também outros casos. Da população estudada observamos: 69% do sexo feminino; 68% estavam assintomáticos na entrada do estudo; e, 92% brancos. Sobre a escolaridade: 53% de 8 a 11 anos; 23% mais de 12 anos; e, 23% de 4 a 7 anos de estudo. 61% nunca tiveram DST e com relação ao CD4, 15% apresentaram menor que 350 células e 46% mais de 500 células.
Palavras-Chave: 
HI. Aids. Evolução clínica. Vacinas.

Divulgação e/ou Publicações

NUNES, C.C. Participação In: WORKSHOP DE VACINA – REUNIÃO TÉCNICA DOS GRUPOS ENVOLVIDOS EM PESQUISAS PREPARATÓRIAS PARA CAPACITAÇÃO PARA TESTES COM VACINA OU MICROBICIDAS CONTRA O HIV/AIDS, 2004, Porto Alegre. PN-DST/AIDS, Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, Área de Vacinas.

__. Preliminary characterization of a natural history cohorte (rcp_c1) at Porto Alegre/¬RS, Brazil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM HIV/AIDS - SIMPAIDS, 6., 2005, Ouro Preto.