Pesquisador(es)
Pesquisador(es) Responsável(eis):
Mirtha Delia Sendic Sudbrack
Instituição
Instituição:
Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de DST/Aids.
Homepage:
Parcerias institucionais:
.
Período de Vigência:
2002 - 2003
Situação:
Concluída
Introdução e Justificativa
Trata-se de ensaio clínico randomizado, em que os pacientes receberam a intervenção em estudo, representada pelo tratamento diretamente supervisionado versus o tratamento ambulatorial usualmente dispensado no âmbito do Sistema Único de Saúde. A intervenção foi realizada por multiplicadores comunitários selecionados a partir de programa comunitário mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e realizada no domicílio dos pacientes. Foram estudados os seguintes desfechos: a) adesão ao tratamento anti-retroviral administrado, representado pelo número de comprimidos ingeridos nas últimas 72 horas; b) eventos clínicos ocorridos durante o tempo de seguimento do estudo. Foram avaliados todos os desfechos clínicos e priorizados aqueles desfechos diretamente relacionados à infecção pelo HIV, como falha terapêutica por qualquer motivo; ocorrência de doenças oportunistas; atendimentos em serviços de saúde e progressão da doença; c) conhecimento do paciente sobre a doença; d) capacidade de auto-cuidado; e) qualidade de vida.
Objetivos
Avaliar a segurança e a eficácia de uma estratégia de tratamento anti-retroviral diretamente observado em pacientes portadores de HIV/aids; Avaliar a efetividade e a aderência ao tratamento anti-retroviral entre os pacientes portadores de HIV/aids; Avaliar a factibilidade da intervenção em estudo a ser realizada por parte dos serviços de saúde envolvidos; Avaliar o impacto da intervenção sobre os seguintes desfechos: a) aderência ao tratamento anti-retroviral combinado; b) utilização de serviços de saúde durante a realização da intervenção e o seguimento em 180 dias; c) ocorrência de eventos clínicos durante a realização da intervenção e o seguimento de 180 dias.
Materiais e Método
Foi aplicado questionário por entrevistadores, incluindo as variáveis descritas no projeto, e foi aplicado o instrumento de avaliação da qualidade de vida da OMS (WHOQOL100), versão em português. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas elaboradas em Access e analisados no pacote estatístico STATA para Windows, versão 7.0. Os pacientes dos grupos intervenção e controle foram acompanhados por 180 dias, tempo de duração do estudo. A intervenção em estudo foi realizada por multiplicadores comunitários formados em programa específico mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A equipe de pesquisadores fez o monitoramento e a supervisão da atividade realizada pelos multiplicadores comunitários.
Palavras-Chave:
Anti-retroviral. Terapia combinada. Tratamento. Custo. Efetividade. Tratamento diretamente observado.