Pesquisador(es)
Pesquisador(es) Responsável(eis):
Olavo Henrique Munhoz Leite
Instituição
Instituição:
Faculdade de Medicina do ABC, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Assessoria à Saúde.
Homepage:
Parcerias institucionais:
Grupo Multidisciplinar para o Estudo das Alterações Metabólicas e/ou Anatômicas em Portadores do HIV/Aids – Geam.
Período de Vigência:
2004 - 2006
Situação:
Concluída
Introdução e Justificativa
Trata-se de um estudo transversal com o objetivo de avaliar a presença de alterações anatômicas e metabólicas em pacientes infectados pelo HIV em 5 centros brasileiros especializados no seguimento de pacientes HIV+ (3 na cidade de São Paulo e 2 na cidade do Rio de Janeiro). Uma amostra de 1.700 pacientes foi aleatorizada a partir de um universo de aproximadamente 15.000 pacientes em acompanhamento nas 5 instituições participantes. A pesquisa é baseada em entrevista de cada um dos pacientes escolhidos, com avaliação dos dados pessoais, dados demográficos, antecedentes pessoais e familiares. Todas as informações laboratoriais constantes nos prontuários são coletadas e alguns exames são realizados para fins do estudo. Um exame físico detalhado é realizado com ênfase nas alterações anatômicas detectadas pelo médico investigador e pelo paciente. Todos os pacientes são avaliados por uma nutricionista treinada que avalia pregas e circunferências corpóreas padronizadas, realiza a avaliação de massa gorda e magra por bioimpedância e analisa o recordatório alimentar. Uma sub-amostra de 380 pacientes realizará exames de ultrasonografia de face, membros superiores e inferiores para avaliar a perda de gordura subcutânea. Essa mesma amostra também submeter-se-á a uma tomografia computadorizada abdominal (nível de L3L4) para avaliar relação de gordura visceral e subcutânea e a um ecocardiograma para avaliação cardíaca. Todas as alterações encontradas em mais de 5% das situações serão descritas no estudo, e as análises das variáveis serão documentadas.
Objetivos
Avaliar a prevalência de alterações metabólicas e/ou anatômicas (síndrome lipodistrófica) em pacientes infectados pelo HIV atendidos em 5 centros brasileiros especializados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; Identificar as variáveis associadas à presença das alterações anatômicas e metabólicas em nosso meio; Avaliar o papel dos métodos gráficos e de imagem no diagnóstico das alterações anatômicas e metabólicas; Identificar as complicações decorrentes das alterações anatômicas e metabólicas.
Materiais e Método
Estudo transversal com avaliação única dos pacientes aleatorizados com questionários padronizados e com treinamento de toda a equipe participante.
Resultados - Parciais ou Finais
Está prevista a primeira análise do banco de dados para dezembro de 2005, quando 100 pacientes completarem todas as etapas do estudo.
Palavras-Chave:
Lipodistrofia. HIV. Aids. Alterações anatômicas. Alterações metabólicas.