Campanha para caminhoneiros - 2000

Campanha para caminhoneiros - 2000
Data da campanha: 
2000

 

Desde 1999, os caminhoneiros vêm sendo atendidos por ações de prevenção específicas. No primeiro ano do Projeto Aids II foram veiculadas mensagens de prevenção na Revista Caminhoneiro, publicação periódica dirigida a esse público, de distribuição gratuita. Foi realizado um concurso de "frases de pára-choque", que oferecia como prêmio ao vencedor um automóvel novo. Foram recebidas mais de 7.000 frases, as quais dão indicações sobre o imaginário do caminhoneiro em relação ao seu comportamento sexual, prevenção, DST, drogas e aids. 

No primeiro trimestre de 2000, foram novamente veiculadas mensagens de prevenção em parceria com a Revista Caminhoneiro em 12 anúncios de página simples. Foi também promovido outro concurso, oferecendo um caminhão de pequeno porte, por sorteio, àqueles que respondessem a um pequeno questionário sociocultural. Este concurso resultou em mais de 13.000 respostas. As empresas Ford, Locomotiva e Vipal cooperaram com o Ministério da Saúde no rateio dos custos dessa campanha. 

Em 2000, o Ministério da Saúde decidiu investir em nova campanha para esta população, intitulada: "Camisinha: a melhor amiga da estrada". 

O objetivo principal da campanha era estimular a adoção do uso do preservativo entre caminhoneiros e profissionais do setor de transporte no país, associando a segurança na estrada ao uso da camisinha e direcionado a aproximadamente 800.000 profissionais. 

Desde 10 de janeiro de 2001, estão sendo conduzidas ações de intervenção comportamental por parte de organizações não governamentais e pelo SEST/SENAT (Serviço Social em Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte) em 18 pontos estratégicos, espalhados por estradas brasileiras (nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MS, MG, SE, BA e PA). Nesses postos de trabalho, são distribuídos materiais educativos, preservativos e exibidos vídeos com mensagens de prevenção. 

Peças da Campanha:

  • Spots para TV e rádio (veiculação de 20/12 a 19/01 - 30 dias).
  • 500.000 folders, 250.000 adesivos, 5.000 cartazes educativos e 500.000 cartilhas com informações gerais (sono, hipertensão e diabetes).
  • Outdoors instalados nos corredores de transporte mais importantes de 7 estados brasileiros (SP, SC, PR, ES, GO, PA e RJ); veiculação de janeiro a junho (6 meses).
  • Anúncios em revistas especializadas (janeiro).

O investimento de R$ 1.598.923,58 em veiculação foi distribuído da seguinte forma: TV (merchandising e comerciais) - R$ 224.320,00; revistas - R$ 195.354,00; outdoors - R$ 756.000,00; rádio - R$ 423.249,58. 

Em março de 2001, foi iniciado novo concurso com frases sobre prevenção às IST e ao HIV/aids. A ação inclui, novamente, veiculação de mensagens educativas, e consolida a parceria firmada com setores macroempresariais mais atuantes.