Ministério da Saúde realiza Fórum Nacional de Gestão em Hanseníase do SUS

O evento discutiu estratégias para a implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase
23.08.2022 - 13:15
13.10.2022 - 18:41

[node:title]O Ministério da Saúde (MS) realizou, nesta terça-feira (16), a etapa presencial do Fórum Nacional de Gestão em Hanseníase do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve o propósito de discutir e propor estratégias para a implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase (PCDT) nos 26 estados e no Distrito Federal.

Os PCDT são documentos de caráter normativo que estabelecem critérios para o diagnóstico, tratamento preconizado, mecanismo de controle clínico, acompanhamento e verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores e profissionais de saúde do SUS. O PCDT da Hanseníase qualifica as orientações para enfrentamento da doença, como a detecção precoce de casos, o tratamento imediato e a avaliação de contatos, assim como o uso de dois testes de apoio diagnóstico recentemente incorporados ao SUS, incluindo um teste rápido.

Essas medidas são importantes para a quebra da cadeia de transmissão da doença e para a prevenção de incapacidades físicas. O PCDT orienta, ainda, o acompanhamento psicossocial de pessoas diagnosticadas com hanseníase.

Durante a abertura do Fórum, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, enfatizou a importância do trabalho do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) na luta pela redução do agravo no país e falou sobre a importância do Fórum para o compartilhamento de experiências e propostas para implementação do PCDT.

A hanseníase é uma doença que causa grande impacto social e econômico. Por ser uma doença negligenciada, é preciso grandes investimentos em políticas públicas para que consigamos enfrentar este agravo. Este encontro é de fundamental importância para que possamos discutir e nos aprofundar em relação ao protocolo clínico da hanseníase e dar andamento a uma estratégia para a interrupção da transmissão e eliminação dos casos autóctones no Brasil e em toda região das Américas”, afirmou.

O encontro discutiu os desafios para a gestão do programa de hanseníase no contexto da atenção primária, especializada, na assistência farmacêutica, ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o fórum também colocou em pauta questões relacionadas à rede laboratorial e estratégias de prevenção e reabilitação de incapacidades.

Participaram da mesa de abertura do Fórum: Alessandro Chagas, Assessor Técnico do conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Carmelita Filha, Coordenadora Geral de Vigilância das doenças em Eliminação (DCCI/SVS/MS); Miguel Aragon, Coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde (OPAS/OMS); Walter Ventura, Diretor do Departamento dos Ciclos de Vida da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS); e Gerson Pereira, Diretor do DCCI/SVS/MS.

Acesse aqui  

http://conitec.gov.br/images/Protocolos/20220712_PCDT_Hanseniase.pdf

 

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Típo da notícia: Notícias do DCCI