O autoteste de HIV no SUS

As estratégias para distribuição do autoteste de HIV no SUS são ações no território que permitem o acesso à testagem para populações que historicamente enfrentam dificuldades para acessar os serviços de saúde por uma série de motivos. Desta forma, incluem a distribuição em locais de sociabilidade desta população e a distribuição para pares e parcerias sexuais de pessoas vivendo com HIV ou em situação de maior vulnerabilização ao HIV.

Estratégias para distribuição do autoteste de HIV no SUS:

  • Pares e parcerias sexuais de pessoas em PrEP;
  • Distribuição fora dos serviços de saúde por OSC, equipes das de saúde e parceiros em locais de sociabilidade da população chave, em horários alternativos;
  • Unidades de saúde: Sala para realização do autoteste em privacidade e distribuição para pares e parcerias sexuais de pessoas testadas nos serviços.

O autoteste atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde possui uma tarja vermelha indicando que sua venda é proibida. Caso seja observada alguma intenção de venda, orienta-se denunciar na Ouvidoria (ligação para o 156 ou registrar neste formulário).

Detalhes em relação ao procedimento de testagem estão disponíveis na bula contida na caixa do produto. É importante seguir rigorosamente todas as orientações descritas na bula do produto.

Atualmente 2 autotestes são distribuídos pelo SUS. Os vídeos com o passo a passo para a execução de cada um dos autotestes estão dispostos abaixo:

O autoteste HIV Detect utiliza amostra de fluido oral. O resultado do teste é obtido em 20 minutos.

O autoteste Action! utiliza sangue total obtido por punção digital. O resultado do teste é obtido em 10 minutos.

 

Cada fabricante possui em sua embalagem um número de telefone gratuito disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento dos usuários com dúvidas em relação ao autoteste. Além disto, o usuário também pode entrar em contato com o disque saúde (136).

Para saber aonde encontrar o autoteste, clique aqui.