MEDICAMENTOS

Ministério da Saúde vai distribuir 6 milhões de comprimidos para Doença Inflamatória Pélvica

A partir do final de junho, estados vão receber nova remessa de doxiciclina 100 mg 

14.06.2018 - 17:01
04.11.2022 - 10:42

[node:title]O Ministério da Saúde vai distribuir até o final deste ano 6 milhões de comprimidos da doxiciclina 100 mg.  O medicamento é utilizado para o tratamento da doença inflamatória pélvica (DIP) e é uma alternativa ao tratamento da sífilis e da donovanose (como a sífilis um infecção sexualmente transmissível) na impossibilidade do uso da penicilina benzatina. O remédio, entretanto, não é recomendado para tratamento das gestantes, pois, diferente da penicilina benzatina, ele não tem capacidade de atravessar a parede uterina e tratar também o bebê no período da gestação.

A aquisição é uma das novidades da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) de 2017 do Ministério da Saúde para que a compra passasse a ser centralizada das penicilinas benzatina, cristalina potássica e doxiciclina para o tratamento da sífilis.

Do total previsto para aquisição, já foi realizada a compra de 1 milhão de comprimidos. Estão previstas compras em outros três lotes, com 1 milhão de unidades na segunda parcela e dois milhões para cada uma das outras duas parcelas.

As coordenações estaduais de IST, HIV e Aids têm até o dia 20 de junho para enviar o pedido com a necessidade média estimada de sua respectiva região para os próximos 12 meses. A previsão para início das entregas aos almoxarifados centrais é a partir do início de julho.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI