EXPERIÊNCIAS

Pesquisador japonês visita DCCI para conhecer ações de saúde realizadas na Rio 2016

Financiada pelo Ministério da Saúde do Japão, a pesquisa destaca as ações de prevenção e tratamento do HIV

21.03.2017 - 09:35
04.11.2022 - 10:38

O professor japonês Tsutomu Kitajima, da Kyorin University, visitou o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais para conhecer as experiências do Brasil nas ações de prevenção e tratamento do HIV durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. O Japão será a sede dos próximos jogos, em 2020, e a pesquisa junto ao Brasil é conduzida pela Kyorin University, com financiamento do Ministério da Saúde daquele país.

Durante a reunião, técnicos de diversas áreas do Departamento apresentaram a situação epidemiológica do HIV no Brasil e compartilharam suas vivências nas diversas ações realizadas pelo Ministério da Saúde durante a Rio 2016. Também estiveram presentes técnicos da Coordenação de HemoDerivados, que explicaram como se organiza a política da doação e testagem do sangue no Brasil em grandes eventos, experiência que é referência mundial.

Entre as iniciativas que mais chamaram a atenção do professor Kitajima estão a programação realizada pelo governo federal na Casa Brasil (Pier Mauá); a distribuição de preservativos durante todo o período em diversos espaços, incluindo máquinas dispensadoras de camisinhas na Vila dos Atletas e o Centro de Mídia - Rio 2016; a dispensação de ARV para estrangeiros e o uso de novas tecnologias para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde.

Foram apresentados três aplicativos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde: o “Guardiões da Saúde”, criado sob o conceito de vigilância participativa (https://guardioesdasaude.org/ ); o “Viva Bem”, para apoiar a adesão ao tratamento do HIV (http://www.aids.gov.br/noticia/2015/aplicativo-promete-facilitar-adesao-de-pacientes-ao-tratamento-de-hivaids); e o aplicativo para acessar a PEP (http://www.aids.gov.br/conheca-a-pep) – esses dois últimos desenvolvidos por equipes do DCCI.

Também ganhou destaque a parceria do Departamento com o Unaids e a Unesco em dois projetos especiais: a campanha #EuAbraço e o projeto de prevenção ao HIV Close Certo, realizado em parceria com o Hornet, aplicativo de encontros voltado ao público gay, envolvendo jovens voluntários gays geolocalizados em 15 cidades brasileiras, que interagiram no aplicativo por meio de chats informativos sobre o HIV (https://www.youtube.com/watch?v=SEA5WwrWk7Q).

Além do Departamento, o pesquisador também visitou a sede do Unaids em Brasília. No Rio de Janeiro, está prevista nesta terça-feira (21/03) e quarta-feira (22/03) uma visita à Coordenação de HIV/Aids do município do Rio de Janeiro, e à organização não governamental Pela Vidda - RJ, ambos diretamente envolvidos em ações de mobilização social e prevenção durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. Está também prevista uma teleconferência com a AIDS Healthcare Foundation (AHF) sobre as ações realizadas no período dos Jogos.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI