Genotipagem do HCV

O exame de genotipagem do HCV é utilizado para identificação dos genótipos, subtipos e populações mistas do HCV. Conforme os critérios estabelecidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções, a genotipagem do HCV deve ser realizada para a determinação do esquema terapêutico apropriado.

Desde 2015, na busca de novas estratégias para proporcionar maior agilidade na realização dos exames de genotipagem do HCV, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) optou por centralizar a realização do exame de genotipagem em um laboratório. Segue o fluxo do exame de genotipagem do HCV:

 

 

Com relação aos critérios de realização da genotipagem do HCV, a metodologia utilizada atualmente exige que a amostra apresente carga viral mínima de 500 UI/mL, que deverá ser comprovada por teste de quantificação de carga viral, realizado em um período anterior máximo de 12 meses.

Havendo dúvidas referentes ao fluxo do exame de genotipagem do HCV e à indicação estabelecida para a realização do exame, entre em contato via e-mail: clab@aids.gov.br.

Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)

Acesso ao GAL - (http://gal.datasus.gov.br/GALL/index.php)

Documentos