DCCI lamenta morte de Gilson O´Dwyer
Médico deixa legado de luta e defesa com o SUS
O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) informa, com pesar, o falecimento do médico Gilson Cantarino O´Dwyer, ocorrido nesta quinta-feira (21), em Niterói, aos 71 anos de idade.
O´Dwyer implementou o programa Médico de Família em Niterói e também foi secretário de saúde no Município e do Estado do Rio de Janeiro. Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) de 2003 a 2005 e deixa um legado de luta e defesa da saúde pública e compromisso com o Sistema Único de Saúde.
Segundo informações da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, O´Dwyer nasceu em Niterói e formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1975. Pós graduou-se em Psiquiatria Geral e em Psiquiatria Infantil pelo Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Médico concursado do Ministério da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, assumiu em 1984 a Secretaria Executiva do Projeto Niterói, pioneiro nas Ações Integradas de Saúde e responsável pela formulação de um novo modelo de assistência à saúde da população.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis