O que é o Viva melhor sabendo?

O Viva Melhor Sabendo (VMS) é uma estratégia que utiliza metodologia composta por abordagens de educação entre pares para a oferta de ações de Prevenção Combinada dirigidas às populações mais afetadas pela epidemia de HIV/aids.

No esforço de ampliar a oferta de testagem e de ações de Prevenção Combinada entre as populações-chave e prioritárias para o HIV, e de acordo com as diretrizes da política nacional de enfrentamento ao HIV/aids, às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e às hepatites virais, o Ministério da Saúde do Brasil (MS) lança, no segundo semestre de 2013, a estratégia de testagem rápida do HIV por amostra de fluido oral (TR FO), em parceria com organizações da sociedade civil (OSC), tendo como foco os segmentos populacionais mais afetados pela epidemia de HIV e utilizando a metodologia de educação entre pares.

A epidemia de HIV/aids no Brasil está concentrada em populações-chave, que respondem pela maioria dos novos casos da infecção em todo país, como gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH), pessoas trans, pessoas que usam álcool e outras drogas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadoras do sexo. Além disso, destaca-se o crescimento da epidemia em outros segmentos, considerados prioritários, que nesse caso são as populações jovem, indígena e em situação de rua. Esses grupos, além de apresentarem maior risco de adquirir o HIV, frequentemente estão sujeitos a práticas discriminatórias, sendo alvo de estigma e preconceito – o que aumenta, assim, sua vulnerabilidade ao HIV/aids, às IST e às hepatites virais.

Nesse contexto, o Viva Melhor Sabendo se insere como uma estratégia focalizada nesses segmentos populacionais, com o objetivo de gerar impacto na redução da transmissão do HIV, aumentar o diagnóstico precoce e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia – as "Metas 90-90-90" do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids). Contudo, para que essa estratégia seja eficaz, é necessário que a rede de atenção à saúde remova as barreiras de acesso dessas populações aos serviços, acolhendo-as na sua integralidade e garantindo o acesso à saúde de qualidade.

Todas as ações de Prevenção Combinada ao HIV desenvolvidas no âmbito da estratégia Viva Melhor Sabendo estão organizadas dentro da “Agenda Estratégica para Ampliação do Acesso e Cuidado Integral das Populações-Chave e Prioritárias”, elaborada e lançada em 2018.