Organizações da Sociedade Civil

Parceria Brasileira – StopTB Brasil

A Parceria Brasileira foi fundada em 2004 é formada por diferentes segmentos: sociedade civil, academia, iniciativa privada, organismos internacionais, coletivos e conselhos profissionais e gestão pública. 

É inspirada na STOP TB Partnership, instituição internacionalmente reconhecida que tem como meta colaborar nas ações de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no mundo, através da capacidade de mobilizar diversos parceiros pelo fim da doença..

A Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR/DCCI/SVS/MS) integra a Parceria e vê no agrupamento uma grande aliada na mobilização social pelo fim da TB como problema de saúde pública. 

Projetos

A Parceria Brasileira Stop TB Brasil aprovou proposta de projeto da Chamada Pública 1629/2020, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o DCCI/SVS/MS, para financiamento de iniciativas de engajamento comunitário nas ações de controle das doenças de condições crônicas (API 018/2020 – “Fortalecimento das Ações de Monitoramento e Avaliação da Tuberculose pela Sociedade Civil no Brasil”). 

A iniciativa é de fundamental importância para fortalecer a participação social nas ações de monitoramento e avaliação da resposta brasileira à TB.

São membros da Parceria Brasileira StopTB Brasil:  Organização Pan-americana de Saúde (OPAS);  Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS); Coordenações estaduais e municipais de tuberculose; Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC); e Organizações não Governamentais (ONG´s) de atuação nacional e regional (incluindo Gestos, Fórum ONG Aids/RS, Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose, Federação dos Bandeirantes, CCAP TB Brasil, Aborda, entre outras).

Outras informações sobre a Parceria Brasileira - StopTB Brasil:

www.monitoratb.org/

www.facebook.com/parceriatb

Contato: parceriabrasileira@gmail.com

 

REDE-TB

 

A Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose REDE-TB é uma Organização Não Governamental (ONG) de direito privado sem fins lucrativos, preocupada em auxiliar no desenvolvimento não só de novos medicamentos, novas vacinas, novos testes diagnósticos e novas estratégias de controle de TB, mas também na validação dessas inovações tecnológicas, antes de sua comercialização no país e/ou de sua implementação nos Programas de Controle de TB no País.

Missão

A Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB) se caracteriza por uma abordagem inovadora, multidisciplinar e multi-institucional que prioriza a transdisciplinaridade e a intersetorialidade. É formada por pesquisadores das áreas básica, epidemiológica, clínica, e operacional e representantes da Sociedade Civil das cinco macrorregiões brasileiras.

Essa estratégia visa à capacitação científica e tecnológica no país para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos, assim como a colaboração na revisão de políticas públicas necessárias ao controle da tuberculose. Outra prioridade, para atingir sua missão, é a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de cursos de pós-graduação latu sensu e de treinamentos

Acesse: https://redetb.org.br/sobre-a-rede-tb/


Rede Brasileira de Comitês contra a Tuberculose

Criada em 2012, a Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose representa grande frente de ação na luta contra esse agravo. É formada por 13 Comitês para o Controle da TB, que são uma das principais iniciativas de atuação conjunta entre gestão e sociedade civil, sendo um espaço no qual a sociedade civil, gestores e profissionais de saúde discutem e elaboram estratégias de controle da TB em suas regiões. 

Essa iniciativa é considerada como uma estratégia essencial para fortalecimento da participação social na resposta à TB no âmbito nacional e nos territórios de atuação desses grupos e atende aos compromissos firmados no Pilar 2 do Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública.

Acesse:  https://www.redebrasileiradecomites.com/

Contato: redecomitestb@gmail.com

Frente Parlamentar de luta contra a tuberculose – Congresso Nacional.

A Frente Parlamentar pela Luta contra a Tuberculose é formada por congressistas que atuam pela eliminação da TB como problema de saúde pública.  Criada em 2012 e reinstalada em 2019 o grupo é coordenado pelo deputado Antônio Brito (PSD-BA). O objetivo da frente parlamentar é combater o preconceito contra a doença e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento adequado.

Atividades desenvolvidas pela Frente Parlamentar:

  • Realização de Audiências Públicas;
  • Proposição de Projetos de Lei;
  • Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
  • Criação junto à Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF, da Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as políticas de governo relacionadas às doenças determinadas pela pobreza;
  • Criação do Grupo de Trabalho destinado a acompanhar a execução do Plano Nacional como problema de saúde pública, na CSSF.

Contato: dep.antoniobrito@camara.leg.br

Telefone: 3215 5479

 

ArtTB BRASIL – Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da tuberculose.

A Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (Articulação TB/Brasil), é coletivo formado por membros da sociedade civil, que tem como missão Influir nas públicas para a tuberculose no país. O grupo é coletivo formado exclusivamente por membros da sociedade civil. O grupo possui Carta de Princípios, missão e visão elaborados.

            Criada em agosto de 2019, tem participado de espaços de debate e articulação de política públicas em vários níveis, colaborando na elaboração de diretrizes e legislações e promovendo ações de advocacy e visibilidade da realidade da tuberculose no Brasil, sobretudo voltada para as causas sociais que refletem nos casos e seu enfrentamento.

Acesse: https://www.facebook.com/articulacaotbbrasil

Contato: articulatb@gmail.com

 

Rede Brasileira de Enfermagem por Um Brasil Livre da Tuberculose (Rede Enf TB)

Rede Enf TB, uma instância independente, com membros voluntários, destacando o propósito da iniciativa em valorizar e fortalecer o papel da enfermagem no enfrentamento da tuberculose no Brasil. 

Criada em 2020, a rede surge com a força de levantar discussões técnicas, mobilizar de forma contínua e fomentar um ambiente em que profissionais dialoguem com seus pares sobre o seu cotidiano e sobre as atividades que os norteiam.

Acesse: https://www.facebook.com/Rede-Brasileira-de-Enfermagem-Por-Um-Brasil-Livre-da-Tuberculose-106358914545636/

https://www.instagram.com/redenftb/