Diagnóstico

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) caracterizam-se por infecções causadas por mais de 30 agentes etiológicos diferentes (bactérias, vírus, fungos e protozoários), sendo transmitidas, de maneira prioritária, por contato sexual. Também podem ser transmitidas da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação e, eventualmente, por contato sanguíneo. 

As IST ocorrem com alta frequência na população e têm múltiplas apresentações clínicas. O diagnóstico das IST é feito principalmente por meio da anamnese, da identificação das diferentes vulnerabilidades e do exame físico da pessoa. Caso haja um suspeita de IST (feridas na região genital, ínguas na virilha, dor pélvica ou corrimento) ou relação sexual desprotegida, procure o posto de saúde mais próximo. 

O profissional de saúde realizará o exame físico e quando indicado, a coleta de material biológico para a realização de testes laboratoriais ou rápidos. É importante ressaltar que, mesmo na ausência de sinais e sintomas, as IST podem estar presentes e ser, inclusive, serem transmitidas. O Ministério da Saúde realiza a distribuição aos serviços de saúde do SUS os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C

Os testes rápidos são testes nos quais a execução, leitura e interpretação do resultado ocorrem em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Podem ser realizados com amostras de sangue total obtidas por punção digital ou punção venosa, e também com amostras de soro, plasma e fluido oral.

Nos casos de TR positivos (reagentes), uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico.

Em caso de gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste positivo (reagente), sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.