Quando a pessoa vivendo com HIV (PVHIV) faz o uso correto dos medicamentos antirretrovirais, é muito provável que ela consiga o controle do HIV. Isso é medido regularmente pelo exame de carga viral, cujo resultado expressa a quantidade de vírus presente no sangue.
Espera-se que, após seis meses de tratamento antirretroviral (TARV) adequado, o exame de carga viral tenha seu resultado “indetectável”. O resultado indetectável quer dizer que não foi possível encontrar vírus naquela amostra de sangue.
Evidências científicas recentes, obtidas a partir de estudos que incluíram vários países, comprovaram que não há risco de transmissão do HIV por via sexual para as pessoas com adequada adesão aos antirretrovirais e com carga viral indetectável por pelo menos seis meses.
Essa descoberta traz uma informação que muda o cotidiano das pessoas soropositivas: pessoas vivendo com HIV, que estão em tratamento e com carga viral indetectável sustentada, podem declarar com confiança que o tratamento antirretroviral torna o HIV intransmissível sexualmente.